A tradicional brincadeira de empinar pipas é tão antiga quanto gostosa, porém requer certos cuidados. Em vários locais, é possível encontrar dezenas de crianças e adolescentes que optaram por essa forma de lazer, entretanto, a brincadeira também oferece riscos à população. O perigo de empinar pipas próximo de rede elétricas, uso de cortantes e tráfego de veículos são alguns deles que precisam de muita atenção.
Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O ideal é que a brincadeira aconteça em locais como campos abertos. O uso de adereços metálicos também é extremamente perigoso e deve ser evitado, por também serem condutores de energia.
Veja algumas precauções importantes:
- Procure locais abertos e afastado da rede elétrica;
- Não use cerol. Além do risco de ferimento, ou até mesmo, morte, pode cortar os fios de energia. É também proibido por lei seu uso;
- Não solte pipas em dias chuvosos ou ventos muito forte. Em caso de relâmpago, recolha imediatamente a pipa;
- Nunca use papéis metálicos nem papel laminado para confecção da pipa. São condutores de energia e podem causar choques fatais;
- Se a pipa ficar presa em fios elétricos, nunca tente retirá-la;
- Não jogue objetos na rede elétrica, como arames, correntes ou cabos de aço. Podem causas graves acidentes e interrupção de energia.
- Não solte pipas em acostamentos ou junto de rodovias ou estradas.
Os monitores do TUMM desenvolveram atividades com as turmas.
Comments