top of page
Buscar
gtumm5

Grupo TUMM e a articulação social com a comunidade


O eixo cidadania é uma pauta recorrente nos projetos do Grupo TUMM. Dentro das diversas atividades do núcleo, o desenvolvimento de espaços de diálogo em torno das questões políticas, de serviços públicos e culturais são prioridade. Para realizar esse trabalho, o articulador social, Marcos César Martins de Souza é o profissional que expande essas práticas.


O trabalho consiste em estudos sobre como ações institucionais não sejam invasivas aos moradores das comunidades atendidas para que possam gerir conhecimento, descobertas, respeito e fortalecimento da rede protetiva às crianças e adolescentes.


Pelo Projeto “Aprender e Conviver”, desenvolvido no bairro da Vila Carvalho, são realizadas reuniões com a “Associação de Moradores”, visando o fortalecimento do trabalho do TUMM com o entorno, assim como a realização de ações para melhorias no espaço físico da Associação, denominado “Clubinho”. Recentemente, houve o almoço “Paella Mineira”, com objetivo de arrecadar fundos para a reforma do telhado deste espaço.

No bairro da Cohab II e adjacências, realizações do Projeto “Movimento e Ação”, há trabalhos em parceria com as escolas para a criação e fortalecimento dos conselhos escolares, articulação com a comunidade e Departamento de Educação e outras ações que envolvam políticas públicas dentro dos territórios que nossos atendidos moram, possibilitando o acesso à informação e aos direitos dentro da comunidade e, ainda, fortalecendo laços familiares junto ao poder público.


As reuniões realizadas já envolveram, inclusive, diversos departamentos municipais como trânsito, obras, segurança pública e meio ambiente, visando a melhoria dos locais de acesso às escolas e ampliação da segurança destes espaços.


Já no Distrito de Igaraí, por meio do Projeto “Território e Atitude”, os trabalhos são feitos em conjunto com a “Associação Comunidade Ativa Igaraí”, com a finalidade de conhecer melhor o território, identificar lideranças, os moradores, suas necessidades e potencialidades para, dessa forma, desenvolver o protagonismo e autonomia.


Rodas de conversa para integração com a comunidade e formação de uma rede de proteção local - uma vez que o distrito não possui muitos aparelhos governamentais – são essenciais para reforçar iniciativas locais.


O Fortalecimento da Associação auxilia a comunidade a articular-se com o Departamento de Promoção, Fundo Social, CRAS, CREAS, CAPS e Conselho Tutelar, integrando as necessidades locais aos programas governamentais. Fomentar a autonomia da comunidade possibilita fortalecer os laços preventivos das crianças e adolescentes com a comunidade.

69 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page