O Edital “Acervos Literários” é uma iniciativa do Itaú Social, por meio de doações de livros e que visa contribuir para a ampliação de bibliotecas das organizações da sociedade civil. É mais uma forma de incentivo para as entidades que trabalham com a formação de crianças, adolescentes e jovens e desenvolvem ações de leitura.
Para ter acesso ao acervo do Itaú Social, a entidade interessada deve passar por um processo se seleção que se inicia a partir de uma inscrição. A nossa foi realizada em junho pela Coordenadora Geral do TUMM, Maria Antonieta Ribeiro Ciancio Pinto. Com a inscrição efetivada, seguimos para a segunda etapa, onde a monitora Giovana Pazoti Mauricio, responsável pela biblioteca do TUMM, foi escolhida para realizar dois cursos (“Infâncias e Leituras” e “Mediação de Leitura para Juventudes”) oferecidos pelos edital e, obrigatórios para se ter acesso à doação dos livros. O curso foi feito através do “Polo”, ambiente de formação online do Itaú Social.
O curso “Infâncias e leituras” promoveu a reflexão sobre a literatura e leitura para as crianças como forma de criação de vínculo e acesso à cultura e à educação desde a primeira infância, orientando as práticas de mediação de leitura e critérios de seleção de publicações para uma biblioteca.
Já o curso “Mediação de leitura para a juventude” visava apoiar o trabalho de mediadores na implementação de ações de promoção da leitura para jovens, fortalecendo intervenções que promovam e reconheçam o protagonismo juvenil.
Com a finalização dos cursos que, realizados com êxito e aprovados pelo Itaú Social, dá direito ao recebimento de 100 livros: 50 títulos infantis e 50 títulos juvenis.
A chegada dos novos livros trouxe alegria para todos - para O TUMM, que incrementa a biblioteca e fortalece as ações de leitura e mediação e, para os nossos leitores, que terão acesso as novas obras que irão fortalecer e motivar o hábito pela leitura.
Kommentare