“Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Ainda propõe a participação da população, empresas, governos e entidades.
Com objetivo de mobilizar o Poder Público e a sociedade civil com ações coordenadas, o movimento quer, efetivamente, discutir o tema, desenvolver ações e propagar o conhecimento do assunto em toda a amplitude que a questão do trânsito exige.
Maio é o mês escolhido para este debate porque no dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
Engajado nesta ação, o grupo TUMM irá desenvolver oficinas multidisciplinares ao longo do mês para intensificar e conscientizar a discussão. As oficinas então inseridas no projeto “Arte levada a sério”, que tem como objetivo principal despertar a percepção de crianças e adolescentes sobre as questões do trânsito. O projeto tem aporte e apoio da RENOVIAS.
Veja as oficinas já realizadas.
As oficinas de trânsito estão acontecendo ao longo do mês e colocam em pauta o tema segurança viária e auxiliam na mobilização e conscientização dos alunos como atores de mudanças, propagando o conhecimento, por meio da abordagem da questão do trânsito
Foram feitas várias oficinas:
- Oficina de Arte Educação.
A monitora Giovana abordou o tema segurança no trânsito que resultaram em desenhos.
- Oficinas de esporte.
Já nas oficinas esportivas, os monitores Henrique e Rafael pontuaram como temas o ciclismo, o meio ambiente e o trânsito. Através do ciclismo, destacaram a importância do esporte para a saúde dos praticantes, além da contribuição das bicicletas para o meio ambiente. Ainda apresentaram algumas regras que as bicicletas devem obedecer no trânsito; para finalizar, exibiram certas modalidades e provas realizadas no ciclismo.
- Oficina de Dança Infantil e Juvenil.
Através de músicas infantis como "Atravessar a Rua", da Xuxa, a monitora Daiana representou questões como atravessar a faixa e interpretar o semáforo. Os participantes também gravaram vídeos utilizando essa música.
Assista ao vídeo:
Amo o trabalho de vocês. Seria muito bom se tivesse aqui em São Paulo também.
Temos que estimular as crianças e jovens a doar e se envolver em voluntariados. Quem sai ganhando é quem ajuda! Parabéns!